sexta-feira, 22 de junho de 2012

Cateterismo Limpo

Palavra difícil de entender e principalmente de aceitar a ideia. Em muitas das sequelas, dos conjuntos de CID que se adquire quando o trauma é raquemedualar, te levam as mudanças e adequações necessárias para se viver com uma melhor qualidade de vida.
Quando me deparei com todas as sequelas foi vendo que a dificuldade de locomoção é apenas uma, tem muitas mais, e uma delas é a incontigencia urinaria.
Você passa a não controlar sua bexiga, muda internamente sua pressão, e com isto vem os primeiros procedimentos.

1 - Fralda - A utilização de fraldas vem desde o hospital, inicialmente adotada.
Situação desconfortável, que lhe tras uma tremendo desconforto, falo pelo lado pisicologico, é muito deprimente, quando a euforia de estar vivo passa, ficam perguntas, vou usar para sempre?
Viverei como uma criança? Perguntas como estas começam a permear seu consciente.

2 - Coletor de Urina - Uma luz no fim do túnel.
Quando se começa a frequentar um instituto de reabilitação, todos os envolvidos, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, conhecedores dos problemas e principalmente das soluções lhe apresentam algumas opções para substituir a fralda, a primeira a mim apresentado foi o coletor de urina, uma bolsa ligada a uma camisinha, envolver o "bichano" e pronto, sai direto. Solução adotada em larga escala, muito melhor que a primeira opção.
Após a euforia do coletor de urina, vem os contras, infecção urinaria, a colocação nunca sempre perfeita do coletor, as molhadas na cama por diversas razões. Momentos difíceis.




3 - Cateterismo limpo - Uma vida independente.
O médico vem com a técnica do cateterismo, que consiste em passar uma sonda uretral de tempos em tempos, na verdade de 4 a 5 vezes ao dia, uma medicação para melhorar a pressão da bexiga, pronto a magia esta feita. No começo, até você aceitar que passar uma sonda é normal, vai uma distancia longa, demorei muito uns 5 meses a aceitar. Um recado do Dr. Francisco Coutinho e outro do Dr. Leonardo da Matta me ajudaram a decidir - Cuidado, seus rins podem se comprometer - Dito isto pelos médicos, vem algumas possíveis sessões de hemodiálise, ai não, definitivamente não.
Após adotar a técnica vem o alivio, você aumenta sua qualidade de vida em muito, a independência é absurda, não existe mais molhada na cama, e você com autonomia total da operação, minha privacidade agradece. Sacos para coleta e sondas na mochila, você até esquece desta "necessidade especial", passa a fazer xixi por tubinho, mais vale apena e como vale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário