sexta-feira, 25 de maio de 2012

Surf adaptado


Iniciado em 2007, o projeto tem como objetivo geral promover a inclusão e integração social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida através do esporte e lazer, aproveitando a praia como ambiente e o surf adaptado como instrumento. O Instituto promove, divulga e difunde o surf como modalidade de esporte adaptado, para tanto, desenvolvemos parcerias com entidades ligadas ao esporte, escolas de surf e outros Projetos de Surf Adaptado.
Vivência prática do surf para pessoas com deficiência, visando educar, socializar e desenvolver o indivíduo globalmente através de uma metodologia lúdica e total segurança. As vivências são orientadas por uma equipe especializada formada por fisioterapeutas, professores de educação física, instrutores, surfista adaptado, estagiários e voluntários. Oferecidas gratuitamente a todos os participantes interessados em praia e mar.
As aulas são realizadas individualmente ou em pequenas turmas e divididas em diferentes dias e turnos, no Posto 2 da Barra da Tijuca e no Posto 11 do Leblon. Proporcionando às pessoas com deficiência a possibilidade de integração com outras pessoas e com a Natureza. Abrangem o ensino da técnica, noções de oceanografia e educação ambiental, adaptação ao meio líquido e ao ambiente de praia. Além disso, os alunos recebem material didático de apoio, uniforme e certificado.
Treinamento específico objetivando a formação do atleta e a construção de princípios e valores éticos. Acompanhamento de atletas adaptados visando competições nacionais e internacionais, oferecendo apoio integral e condições favoráveis ao seu desenvolvimento, incluindo: treino técnico, tático, condicionamento físico e acompanhamento fisioterápico.
Realização de eventos demonstrativos de surf adaptado com o intuito de divulgar o esporte, visando seu pleno desenvolvimento, além de conscientizar a população sobre a importância da inclusão e integração social e da necessidade de melhoria nas condições de acessibilidade das praias. Apresentações em campeonatos de surf, e eventos na praia.
Promove a interação com diferentes tipos de mídia, onde os próprios surfistas aprendem a filmar e a fotografar o surf e os momentos na praia. Inclui a produção de vídeos, fotos e exposições abertas ao público. As pessoas que admiram o surf podem participar registrando imagens do cotidiano das praias.
Desenvolve a criatividade dos surfistas e promove a interação do surf com a arte, aproveitando a Natureza como fonte de inspiração. Vivências e experimentações que estimulam o indivíduo a expressar emoções e sentimentos através da pintura, escultura, música, dança, teatro, arte em geral.
Ficou interessado em participar? Gostaria de vivenciar o surf? Quer ser voluntário?
As inscrições e a participação nas oficinas e eventos são gratuitas para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Basta entrar em contato conosco e realizar o seu cadastro.
Amigos, familiares e surfistas são bem-vindos para participar como voluntários nas oficinas e eventos fornecendo apoio à equipe ADAPTSURF.
Saiba como fazer parte desta iniciativa entrando em contato conosco.
Inscrição e cadastro: contato@adaptsurf.org.br













































Nenhum comentário:

Postar um comentário